sábado, 19 de julho de 2008

Fim de semana branco

Eis-nos chegados da nossa primeira incursão pela neve na NZ. Este fim de semana estivemos desde sexta à noite em Whakapapa no Tongariro National Park cerca de 200km a sul de Hamilton. Aí há uma série de montanhas (essencialmente vulcões activos) que são duplo património mundial, o que quer que isso queira dizer! Além disso há 3 estâncias de ski, uma delas perto da tal vila Whakapapa, onde estivemos. Ficamos num hotelzito interessante na vila. No sábado, lá zarpamos para o monte. As expectativas não eram as melhores pois as previsões atmosféricas para o fim de semana eram as piores possíveis: sábado previa-se forte chuva e ventos, e domingo fortes nevões. Enfim, o sábado de facto acordou com muita vontade de fazer chichi ;-) Chegados à estância, e depois de grande molha, lá entramos no local onde fomos alugar o material. O meu colega daqui já nos tinha emprestado calças, luvas e afins, mas faltavam as botas e os skis, além do equipamento para a nova estrela do panorama internacional do ski...: o master Hugo. Além do material, compramos ainda 3 lições para a família, e o passe para as cadeirinhas. No total largamos cerca de 100 euros, mas pronto tinha que ser ;-) Chegados à neve, eu fui a uma aula de ski e a cathy foi a outra para miudos com o Hugo, com o plano de depois ir ela a uma de adultos. A aula foi um bocadinho longa (2h), mas no fim já me mandava pela montanha a baixo (da zona dos básicos claro!). Quando me juntei à família de novo, qual não foi a minha surpresa em verificar que o chavalo já se mandava pela mesma montanha a baixo! Claro que caía várias vezes, mas sem bastões nas mãos o jovem mandava-se por ali a baixo em grande estilo e fazia várias vezes uns bons 20 metros sempre de pé: estavamos banzados! e pronto também um pouco babados, claro ;-) E pronto assim se foi passando o dia, montanha abaixo, montanha acima nas cadeirinhas. Às 16h, felizmente pois estavamos já estoirados, lá fechou a "loja" e regressamos ao hotel para umas belas banhocas, pois estavamos ensopados até bem depois do esqueleto, pois tinhamos estado na neve, à chuva (muito intensa por vezes), todo o santo dia! É claro que depois de uma bela banhoca e um belo jantar (às 18h30, pois estavamos mesmo com vontade de ir prós lençois!), já tinhamos esquecido a borrasca, e estavamos ansiosos pelo dia seguinte.

Domingo acordamos com mais do mesmo, capacete e nevoiro, acompanhado de chuva, embora agora transformada por vezes em neve. Depois do pequeno almoço, e de feitas as malas, lá nos lançamos pela montanha acima. À medida que iamos subido o tempo ia ficando cada vez mais impossível, neve, agora já a sério, e nevoeiro intenso. A primeira desilusão veio logo no início da subida, uns sinais luminosos indicavam que a estrada estava aberta, mas que a partir do parque nº10 só com correias ou quatro rodas motrizes. O parque 10 era ainda muito longe da base do ski, mas eles têm serviços de autocarros dos parques todos para a base, pelo que decidimos continuar apesar dos cuidados. Chegados a um parque (que afinal não era o 10, ainda era antes, mas enganamo-nos), resolvemos parar, uma vez que lá vimos um autocarro parado. O autocarro era só para o staff, mas disseram-nos que deveria estar a chegar outro para nós. Paramos e a neve começou a cair cada vez com mais intensidade. Entretanto, viam-se muitos carros a descer a montanha com camadas de neve em cima, no mínimo impressionantes! Começamos a recear deixar o carro ali e depois quando regressados descobri-lo cobertinho de neve... não era uma visão muito agradável e de todo improvável dada a neve que caía, pois afinal iamos estar umas horitas lá em cima. Depois de falarmos com um motorista de um autocarro, acabamos por nos acobardar e decidir dar meia volta. Afinal ainda temos um fim de semana, e na ilha sul também há muita neve! É claro que foi difícil convencer o profissional da família a não ir espalhar o perfume do seu ski nas montanhas, mas pronto lá viemos embora. A viagem para Hamilton correu bem. Paramos num belo café (aqui na NZ há uns cafés que eles normalmente chamam art café's que normalmente têm exposições e além de muito agradáveis, têm normalmente belas quiches e sandes), onde depois de comermos umas belas sandocas, retomamos o regresso sem nada para vos contar a não ser que esta estrada, que haviamos feito nos nossos primeiros tempos aqui na NZ quando fomos até à ilha sul, está agora de um verde deslumbrante e a paisagem de facto muito bonita mesmo (sim, mais melancolia a atacar, mas poupo-vos não se preocupem!).

E pronto, fica-nos a faltar o próximo fim de semana que ainda não sabemos se vai ser em Queenstown, na ilha sul. Vamos deixar até à última para marcar, pois queremos ter a certeza que não vamos apanhar um tempinho como o que tivemos este fim semana. Afinal ainda é um dinheirinho considerável até lá em baixo, e como o objectivo principal é ver montanhas e paisagens, se estiver nevoeiro e chuva, não é muito interessante...