quarta-feira, 2 de julho de 2008

Regressados do ... paraíso

E pronto, conforme prometido, cá estou eu para vos chatear com as nossas mini-férias nas Ilhas Cook. Primeiro a conclusão: se há paraíso então deve ser muito parecido com Aitutaki, umas das ilhas onde estivemos! E agora então o preâmbulo: a viagem foi impecável (aliás todas as viagens foram muito boas). Chegamos e estava uma temperatura óptima, como aliás esteve durante toda a nossa estadia, e então em Aitutaki nem se fala (27-28 de máxima, 24-25 de mínima ;-) ). Sol constante, e só um dia cairam umas gotitas durante uns 5 minutos, mas sempre com calor q.b. A nossa primeira estadia foi em Rarotonga, que é a ilha principal das Cook. As Cooks são cerca de 15 ilhas divididas em 2 grupos principais (norte e sul), sendo que nós só visitamos duas ilhas do grupo sul (Rarotonga e Aitutaki). Uma vez que estou preguiçoso, se quiserem sabem mais consultem aqui a wikipedia sobre as Cooks.

Em Rarotonga esperava-nos um shuttle que nos levou até ao resort. O resort era bom, embora nada de luxuoso ou espetacular. Boas praias, boas infraestruturas (até tinha uma espécie de creche coberta de brinquedos e com educadora, ou não fossem as Cook fortemente ligadas à NZ!). A nossa cabaninha era virada para a praia e era boa. Chegamos às 3 da manhã de lá e fomos logo para o quarto dormir mais um bocadinho, pois isto de ficar um dia mais novo cansa (para os mais distraídos para ir da NZ para as Cook cruza-se a linha em que se ganha ou perde um dia conforme a direcção). Os dias em Rarotonga passaram-se bem! Uma trabalheira: praia, comer, dormir, passear, enfim... uma chatice! Fizemos dois tours: um de montanha em jipes, e outro um cruzeiro pela lagoa e uma ilha. Já agora sobre a lagoa: ambas as ilhas estão rodeadas de coral o que cria uma espécie de lagoa interna. É como se existissem duas costas: a primeira virada para o oceano é o recife de coral onde batem as ondas grandes e por cima do qual passa alguma água para alimentar a tal "lagoa" onde está a ilha propriamente dita e que tem praias tipo piscina, uma vez que as ondas grandes acabam no coral. Este "truque" natural também impede os tuburões e afins de vir cá para dentro o que dá um jeitaço! De resto para todos os efeitos a tal lagoa é mar, pois a água passa por cima do coral, e existem também algumas entradas para os barcos. Os tours foram muito giros em particular o cruzeiro em que a tripulação era super divertida (o pessoal por lá é genericamente muito simpático diga-se). Além disso fizemos um belo snorkeling que deu para ver imensos peixes. Almoçamos numa ilhota à frente de Rarotonga onde nos fizeram um belo churrasco e onde tomamos umas belas banhocas. Nessa ilha estava uma torra diabólica, pois era abrigada do vento quase constante nas ilhas que era bastante agradável e impedia normalmente aquela sensação de sufoco de calor. As pessoas além de simpáticas eram muito agradáveis e não se tinha aquela sensação de pobreza e pressão turistica que muitas vezes se tem nestes locais "paradisíacos". Não havia pessoal a tentar vender tralha nem nada parecido. Muito agradável. As pessoas eram bastante educadas e de alguma forma surpreendentemente cultas. A isso não deve estar alheio o facto de terem uma forte ligação com a NZ, pois a maioria deles parecia já ter estado lá ou a estudar ou trabalhar.

Depois de uns dias na ilha principal fomos, no sábado, para Aitutaki. Esta ilha são na realidade um conjunto de atóis mais uma vez rodeados por uma barreira de coral criando uma lagoa interna. A melhor palavra para descrever Aitutaki é sem dúvida paraíso. Não tem quase nada para além dos poucos resorts (pelo que deu para ver no passeio de mota que demos), e das belas praias, e digamos que de modo algum precisa de mais nada! O nosso resort era óptimo, mais uma vez sem ser supra-luxo, mas com tudo o que era preciso, e o local era de facto algo inenarrável. A única coisa que posso dizer é: vejam as fotos, embora acreditem que ao vivo é outra coisa ;-) A nossa cabana era mais uma vez virada para a praia e era boa (embora modesta em termos de mobília interior, mas nada que nos chateasse ou algo do género).

Os dias passaram-se rápido neste paraíso, mas de qualquer forma ainda demos uma voltinha de mota no atol principal (o nosso resort ficava num atol isolado onde não havia mais nada), e fizemos um belo cruzeiro para visitar mais umas ilhotas e fazer um magnifico snorkeling onde vimos peixes de todas as cores e feitios além de tartarugas! O tempo mais uma vez esteve impecável!

Enfim, por agora fica esta descrição curta pois tenho que trabalhar um pouco ;-) As fotos devem estar a ficar disponíveis daqui a uns minutos no local do costume.

Kia Orana (cumprimento no dialecto Maori das Cook ;-) )