domingo, 17 de agosto de 2008

E aqui estamos no fim da viagem na Oz

E pronto, cá estamos nós em Cairns a última etapa antes de regressarmos de avião a Sydney de onde iremos dar um saltinho até aos USA antes de regressarmos ao nosso rectângulo.

Esta última parte da viagem correu bem. Estivemos em sítios bonitos e vimos locais um pouco menos fish and ships (ver o meu post anterior). Um deles foi mesmo uma pequena (agradável) surpresa. Depois de termos estado um dia na Magnetic Island que fica ao largo de Townsville (já agora essa ilha é gira, embora nada de ficar boqueaberto em termos de praias e afins, apesar de termos tido um encontro imediato com um Koala durante um passeio por uma floresta!), resolvemos em vez de ficar por esses lados, dar já um pequeno adianto à viagem que iriamos fazer no dia seguinte para Cairns. Assim, andamos uns 100km para norte ao fim do dia. Iamos um pouco preocupados com a "aventura" pois a única "cidade" que viamos no mapa chamava-se Ingham, e o Lonely Planet indicava-a como tendo 3 moteis cuja descrição não "puxava" muito... Segundo esse guia tratava-se de uma localidade dispensável tendo como única curiosidade ter uma grande comunidade italiana... Motivados pelo cheiro a latinidade lá nos disposemos a arriscar esta viagem de fim de dia sem poiso garantido. Com cuidados extremos pois viajar ao cair da noite por aqui não é muito recomendável pela quantidade de bicharada (da pesada, tipo cangurus) que gosta de atravessar as estradas. Ao chegar a Ingham logo à entrada lá estava um dos moteis mencionados no guia. Resolvemos ficar logo por ali. O motel tinha um quarto perfeitamente aceitável, com internet gratuíta (!) e os donos (bem simpáticos) pediram-nos (só!) 75 dolares pela noite, o que é muito bom para o que temos vindo a pagar (sempre acima dos 100). Para completar o cenário, o restaurante do motel era maravilha ! Boa comida e uma maravilhsa sala anexa só para putos onde podemos largar o Hugo para brincar com os outros miudos e ter um jantar mais descansado. O ambiente era giro... várias familias italianizadas em grandes mesas, num estilo muito tipo Sopranos... italianos mas já muito "americanizados" (gordos a comer batatas fritas e afins ;-) ). Enfim, uma bela surpresa esta vilinha que continuou no dia seguinte, pois de manhã paramos no centro para tomar um cafézinho num café bem simpático.

Daqui partimos para Cairns. Acima de Ingham a paisagem mudou bastante e para melhor. Bastante mais floresta com montes, mais diversidade, um ambiente já mais tropical que se foi acentuando até Cairns. Cairns é uma metropole claramente virada para o turismo de massas. Todavia, não é tão "chata" como outras que vimos (e nos queixamos) anteriormente. Tem coisas com mais "nível" se me faço entender. Restaurantes com aspecto apetecível, uma marginal muito bem cuidada, com espetaculares infraestruturas para crianças, e além disso o apartamento onde ficamos é muito bom mesmo (e só 115 dolares).

Hoje (2º dia em Cairns) fomos visitar umas praias a norte de Cairns para aproveitar o último dia com carro. Vimos Trinity Beach (um pouco seca...) e Palm Cove (já mais interessante). Estava muito vento, apesar do calor, pelo que não deu para aproveitar muito a praia. À tarde viemos para Cairns para a Cathy começar o seu congresso. Às 17h eu e o Hugo fomos lá ter para a recepção onde emborcamos uns comes e bebes à borla à bom estilo tuga ;-)