quarta-feira, 26 de março de 2008

Simplicidade

E pronto já que estamos em tempo morto aqui vai algo que também andava para escrever há uns tempos...

Ó Sócrates anda aqui para veres o que é Simplex! Somos mesmo complicados nesse rectângulo (e em muitos outros sítios verdade se diga). Aqui tudo rola com uma simplicidade que até dói. Um exemplo: precisava de criar uma conta num banco para facilitar a nossa vida. Quanto estivemos de sabática em NY acabamos por desistir pelas complicações. Aqui demorei 45 minutos a criar uma conta conjunta, pedir 2 cartões MB para movimentá-la, e ter acesso via Internet à conta. Levei os nossos passaportes, respondi a meia dúzia de perguntas, e assinamos uma (sim UMA) vez um (sim UM) impresso. Tudo o resto foi o empregado que preencheu no computador! Alguém me pode dizer quantos impressos teria que preencher (nome, morada, telefone, bi, etc.) para obter a mesma coisa nos nossos bancos?! Cada vez que vou a um banco estou sempre a preencher impressos, sempre a responder às mesmas perguntas, parece que se esquecem do meu nome, morada e etc.! Enfim, não há paciência. Aqui repito, fiz uma assinatura e a Catarina outra. Mais NADA! Põe Simplex nisso! Passado 2 dias telefonaram-me para ir buscar os cartões, e o acesso via Net foi imediato (ah tive que introduzir uma password no computador do emprega já me esquecia). Quando fui levantar o cartão MB, reparei que me tinha esquecido do passaporte. Comecei logo com os filmes Portugueses na cabeça: "...lamento mas sem documento de identificação não lhe pudemos dar o cartão...". Qual quê? "Não tem ID? OK, importa-se de responder a umas perguntas? Onde mora, qual o seu nome, o nome da sua mulher? OK, aqui está o cartão. Meta aqui neste teclado um código de 4 números. Pronto está pronto a usar". E o da minha mulher posso levantar ou ela tem que vir aqui? "OK, pode levá-lo. Meta aqui novo código para o cartão dela." E pronto, mais um bocadinho de simplex para a malta aprender!

Sem comentários: