terça-feira, 25 de março de 2008

Viagem ao Abel Tasman - sábado - nelson e motueka

Sábado de manhã lá partimos com direcção a Motueka, o nosso poiso no parque Abel Tasman. No caminho passamos por Nelson a capital desta região da NZ. Tinha lido coisas fixes no Lonely Planet sobre esta cidade...

Paramos para um pequeno almoço tardio... ;-) Um café super giro e muito cosmopolitano. Comidinha maravilha, ficamos com vontade de não termos mais tempo para explorar melhor... Fiquei com a melhor ideia desta cidade. Muito bonitinha, com montes de actividade, tamanho ideal, à beira mar, face a uma baía linda, e ainda por cima de acordo com o Lonely Planet a cidade da NZ com mais horas de sol por ano ;-) Gostei! Mas enfim, lá partimos para Motueka.

À chegada Motueka não pareceu nada de especial... ainda por cima depois de Nelso... nem se fala. Cidade (bom mais vila que cidade) espraiada, não parecia ter centro (depois descobrimos que era mais à frente, já depois do nosso motel). Enfim, check-in, umas brincadeiras do hugo na piscinita do motel, e lá apanhamos o carro para mais um passeiozito.

Lá vimos o centro de Motueka (alguns restaurantezitos, mas nada de especial), e depois fomos até Kaiteriteri, umas das portas de entrada no parque. Uma baiazinha muito interessante, com uma praia promissora de areia super dourada (uma características das praias deste parque). É pena o tempo... está assim um pouco choquito... algumas nuvens, sem calor suficiente para puxar um mergulho neste fim de tarde...

Vimos uma série de operadores de passeios de barco ao parque. Vimos os preços e resolvemos antes de marcar ir até Marahau (a outra porta de entrada no parque), para comparar preços/opções. Marahau é também uma baía (maior), com uma praia também interessante e meia dúzia de casas. Os preços/ofertas eram comparáveis e lá voltamos a Kaiteriteri para marcar na nossa opção inicial. O tour é uma viagem de barco com várias paragens em baías/praias só assessíveis de barco ou então num dos muitos trilhos para caminhada que populam este parque (e a NZ em geral refira-se!). Como as caminhadas eram coisas de dias, e o Hugo é um pouco pesado, ficamonos pelo tour de barco (como desculpa não está mal, ehm!?).

De regresso a Motueka, fomos jantar a um restaurante que era numa igreja (!). Menu promissor, pedimos uma bela carne que veio para grelhar numa pedra em cima de uma tábua. Antes de entrada uns mariscos à maneira! Para acompanhar um belo branco da região de Marlbourough que são dos melhores da NZ, e de facto era excelente! (tenho que vos dizer que as minhas incursões vinículas têm sido muito promissoras). Depois ainda veio uma sobremesazita e pronto lá saímos nós muito bem tratados (e um bocadinho mais pobres ;-) ).